Conheça Alexandra Ribeiro: Membros CoCreate Coworking

Uma vez que o espaço de coworking CoCreate é um local de encontro, envolvimento e trabalho com novos criativos interessantes, decidimos usar esta plataforma para falar de pessoas incríveis que conhecemos ao longo do caminho. Algumas delas ficam mais tempo no CoCreate, influenciando a atmosfera criativa de todo o lugar (vamos guardá-la para o próximo posto) e algumas delas aparecem apenas por um dia, durante a sua viagem por Portugal.

Diga olá ao Alex!

Alexandra a trabalhar fora do espaço de coworking CoCreate em Portimão

Esta história é sobre Alexandra Ribeiro, uma jovem mulher, que teve o prazer de partilhar connosco as suas experiências criativas e a sua mente imaginativa. Sendo ela própria uma designer gráfica criativa, ela é uma daquelas pessoas que elogia o espaço de coworking CoCreate com a sua personalidade alegre, cheia de paixão, inspiração e criatividade. Alexandra é portuguesa de 29 anos, que gosta de ser chamada apenas Alex, é de uma pequena cidade no meio de Portugal chamada Mação. Ela gosta de brincar sobre ela dizendo que a maioria dos portugueses nem sequer conhece esta cidade, porque é tão pequena assim. Todos na sua família, ou as muitas gerações dos seus antepassados, residem ou já viveram nesta cidade, segundo Alex. Ela foi uma das primeiras pessoas a mudar-se para este extremo sul para viver em Portimão, uma cidade algarvia.

A designer gráfica passou anos a viajar e a trabalhar como nómada digital em numerosas nações depois de completar a sua licenciatura em Lisboa. Depois de regressar das suas viagens, Alex fixou a sua residência em Peniche, um município à beira-mar no Distrito de Leiria, no Centro de Portugal. Apesar de residir actualmente em Portimão, Peniche ocupa um grande lugar na sua vida que está repleta de esforços criativos, amigos íntimos e um estilo de vida que se assemelha ao desporto - o surf.

Forte de São João Baptista, Peniche (Fotografia feita por Lachlan Cruickshank)

Alexandra é uma designer gráfica, que começou a trabalhar com várias marcas onde trata de todos os aspectos da comunicação da marca, incluindo marketing, redes sociais e, claro, design gráfico.

Aqui está um breve excerto da conversa original com Alex ajudando a obter uma pequena ligação com o que ela é:

-Então, Alex, gostas das coisas que fazes para trabalhar?

-Sim, gosto, especialmente por trabalhar de forma tão ampla, não só no design gráfico, mas também incluindo a parte de comunicação de uma empresa, assim como o posicionamento da sua marca. Isso torna o meu trabalho mais dinâmico e em mudança.

-Qual é a inspiração por detrás do seu trabalho?

-Tenho trabalhado principalmente com empresas mais pequenas e a vantagem de trabalhar com elas, penso eu, foi ver os resultados mais rapidamente, onde também se pode notar como isso afecta as pessoas pessoalmente, elas ficam mais entusiasmadas com a forma como as coisas evoluem e adoro a parte em que se pode realmente ver que o seu trabalho está a fazer a diferença. Essa é uma das razões pelas quais gosto de trabalhar neste ambiente. 

-Parece que está muito satisfeito com o seu trabalho?

-Sim (sorrisos), posso dizer que estou num bom lugar neste momento, onde posso fazer muita diferença para as marcas com as quais estou a trabalhar. Sinto que há muito potencial para crescer e tenho muitas mais ideias, por isso, nesse sentido, sinto-me muito realizado. Outras vezes sinto que quero tanto fazer que posso até ficar sobrecarregado com a criatividade, mas isso é provavelmente a luta de todos os criativos. 

-Então, para onde vê a sua carreira no futuro?

-Honestamente no sentido da carreira, falando da presença, sinto que estou no caminho certo ou onde deveria estar. Talvez possa ver-me a delegar mais do meu trabalho de uma forma que, em vez de fazer tudo sozinho quando se trata de criar uma imagem de marca, poderia antes dirigir ou dar orientação aos outros. Bem, mas para além do meu trabalho, gostaria de me concentrar mais em projectos separados e pessoais, o que seria mais divertido, mas também iria paralelamente ao meu trabalho. Sinto que na minha vida gostaria de fazer mais passatempos. Por exemplo, quando estava fechado à chave, decidi desenhar um sol todos os dias para partilhar positividade com os outros. Não era só desenhar um sol, mas era algo como 5 minutos de criatividade todos os dias, o que incluía não só desenhar, por vezes era fotografia, por vezes animação. 

Estes 5 minutos de vida quotidiana evoluíram para um projecto chamado "Sunny Everyday" que Alexandra iniciou em 2020 durante o encerramento em Portugal causado pelo vírus global. A exposição foi partilhada numa das galerias da cidade de Peniche, chamada Rabeca Ferrel. Como ela explica, "Para mim era uma situação vantajosa para todos, em que eu traria alguma positividade ao mundo e me faria sentir mais feliz também".

 

Fotos da exposição "Sunny Everyday" na galeria Rabeca, Peniche

Juntamente com a exposição diária Sunny Everyday na galeria, as pessoas foram convidadas a participar na arte desenhando o sol e a felicidade nas janelas de Espaço Largo, um dos espaços de coworking de Peniche onde Alex costumava trabalhar desde antes. 

Os participantes desenharam e pintaram várias formas e formas de alegria e luz solar, ao mesmo tempo que apoiavam a ideia, usando máscaras de rosto ensolaradas criadas por Alex como escudo contra o vírus, que foram produzidas em colaboração com uma empresa fabricante. Mais tarde, a colaboração foi alargada com a produção de capuzes, t-shirts e cadernos da mesma colecção Sunny Everyday. 

espaço de coworking peniche

Fotos de Largo Space coworking em Peniche

instalação de arte coworking

Ao falar com Alex, pode sentir a excitação calorosa e o entusiasmo que brota das profundezas do seu coração. Alexandra não deixou o espaço de coworking CoCreate passar despercebido pela sua mente. Ela tem usado este espaço de coworking nos últimos seis meses, e desde que começou a trabalhar a partir do CoCreate, tem sido atraída pelo seu ambiente íntimo e acolhedor, que é brilhante e cheio de flores. No CoCreate, ela conheceu amigos e até parceiros de trabalho que agora pode chamar. Foi recomendada por um colega de trabalho a um dos seus clientes e Alex tem vindo a trabalhar com eles desde então. O melhor aspecto de trabalhar no CoCreate, explica ela, é que tem visitas regulares com quem mantém laços estreitos, ao mesmo tempo que tem a oportunidade de interagir com novas pessoas que a visitam durante um ou dois dias. As pessoas debatem frequentemente ou procuram as opiniões dos outros sobre muitas questões, tais como o design, o que me faz sentir motivado e inspirado enquanto trabalho no CoCreate.

Para saber mais sobre o trabalho de Alex e seguir a sua viagem:

www.alexandra-ribeiro.com 

https://www.instagram.com/sunnyyyeveryday/

https://soundslike.us/

Posts relacionados