Prós e contras do trabalho remoto e como os espaços de coworking podem abraçá-lo

Há muitos prós e contras em trabalhar à distância. É difícil prever o futuro do trabalho, mas parece provável que o trabalho à distância venha a tornar-se cada vez mais comum. Com os avanços da tecnologia, não há razão para que mais pessoas não possam trabalhar remotamente se o desejarem. Há aspectos positivos e negativos a esta tendência. Por um lado, poderia levar a uma maior liberdade e flexibilidade para os trabalhadores, em termos de onde e quando se trabalha. Também é provável que se descubra que se tem mais controlo sobre o equilíbrio trabalho/vida. Por outro lado, o trabalho à distância pode ser isolante e solitário, e pode ser difícil permanecer motivado sem a estrutura de um ambiente de escritório. Também precisa de ser muito auto-disciplinado para ter sucesso. Neste artigo vamos aprofundar os benefícios e desafios do trabalho à distância e como os espaços de coworking estão a ajudar a melhorar este novo ambiente de trabalho. 

Prós do trabalho remoto

No topo da lista dos benefícios do trabalho à distância está o aumento da produtividade. Universidade de Stanford num artigo partilhado, que estudos demonstraram que os empregados que trabalham em casa são na realidade mais produtivos do que os que trabalham num escritório. Isto porque são menos susceptíveis de serem interrompidos pelos colegas e podem criar um melhor equilíbrio trabalho/vida pessoal. 

Quando se trata de custos, um dos prós do trabalho à distância é que ajuda a poupar. As empresas podem poupar em custos tais como aluguer de escritórios, serviços públicos e mobiliário quando os empregados trabalham a partir de casa.

O terceiro benefício do trabalho à distância está sob um moral impiedoso. Os empregados que têm a capacidade de trabalhar a partir de casa sentem-se frequentemente mais confiantes e têm uma maior sensação de satisfação no trabalho. Isto pode levar a um aumento da moral e da motivação.

Desafios do trabalho à distância

Quando se trata de desafios de trabalho remoto, podemos citar alguns deles e o isolamento pode ser um dos mais difíceis de entre eles. Os empregados podem sentir-se afastados dos colegas e perder uma importante brincadeira de escritório. É importante assegurar que se mantém ligado à sua equipa, quer seja através de chamadas de vídeo regulares ou apenas através de correio electrónico ou mensageiro instantâneo. 

Outro desafio são as distracções. Pode ser fácil distrair-se quando se trabalha a partir de casa, especialmente se não se tiver um espaço de trabalho dedicado. Membros da família, animais de estimação e tarefas domésticas podem todos interferir com os níveis de concentração. É importante estabelecer algumas regras básicas sobre quando e onde irá trabalhar, para que todos no lar saibam quando o devem deixar em paz.

A falta de estrutura pode ser uma falta de estrutura que vem com trabalho à distância. Sem a rotina habitual do escritório, algumas pessoas podem ter dificuldade em manter-se no bom caminho e ser tão produtivas quanto gostariam. É importante criar uma rotina diária para si próprio, incluindo pausas regulares e horários de trabalho programados.

Espaços de coworking e trabalho remoto

Se tiver acesso a um espaço de coworking, é uma das melhores alternativas ao trabalho a partir de casa. É também uma óptima forma de manter a rotina e a estabilidade enquanto se viaja quando se trabalha remotamente noutra cidade ou país.

Um espaço de coworking pode ser um lugar para socializar: Se estiver a trabalhar a partir de casa e começar a sentir-se isolado, um espaço de coworking pode fornecer a solução perfeita. É um óptimo local para conhecer outras pessoas com os mesmos interesses e ter uma conversa durante a sua pausa.

Ao mesmo tempo, um espaço de coworking é um bom local para se concentrar: Quando se trabalha a partir de casa, pode ser fácil distrair-se com as tarefas domésticas ou familiares. Um espaço de coworking pode proporcionar um ambiente tranquilo e profissional onde se pode realmente concentrar no seu trabalho.

As oportunidades de trabalho em rede são uma das melhores razões para se juntar a um espaço de coworking. Os espaços de coworking estão muitas vezes cheios de profissionais criativos de todo o tipo de indústrias diferentes. Isto proporciona a oportunidade perfeita para trabalhar em rede e construir novas relações comerciais. 

Para ler mais sobre a motivação de se juntar a um espaço de coworking um artigo 5 Razões para se juntar a um espaço de coworking no Algarve .

Homens a trabalhar em conjunto, espaço de coworking, trabalho remoto

Como fazer funcionar o trabalho à distância para si

1. Organize-se

2. Criar um espaço de trabalho dedicado

3. Fazer pausas e desligar do trabalho

4. Comunicar eficazmente

5. Ser flexível

Posts relacionados