5 Razões para se juntar a um espaço de coworking no Algarve

Há um ditado - se se ama o que se faz, nada mais importa. No entanto, conseguirá verdadeiramente atingir todo o seu potencial sem o ambiente de trabalho adequado? A maioria das pessoas tende a pensar que trabalhar a partir do seu café favorito ou de casa é um sonho tornado realidade. O que tendem a esquecer é perceber que estes lugares trazem o seu próprio conjunto de distracções e desafios. Quanto a nós - membros de um espaço de coworking, que costumavam trabalhar a partir de casa diariamente, estávamos curiosos em descobrir porque é que os espaços de coworking, definidos como espaços de trabalho baseados em membros, são tão eficazes. A resposta reside na complexidade de um ambiente de colaboração motivador, grupos diversos de freelancers, trabalhadores à distância, e outros profissionais independentes que partilham as suas competências, conhecimentos, e realizações uns com os outros. 

Os espaços de coworking oferecem o conforto de um ambiente relaxado e um espaço profissional onde se pode trabalhar com paz de espírito. Em suma, um espaço de coworking pode mudar a forma como se trabalha. Como? Neste blog, discutimos 5 razões pelas quais os espaços de coworking são importantes e como pode beneficiar de fazer parte deles. 

Produtividade 

Existem inegáveis vantagens de trabalhar a partir de casa. Ter de deslocar-se longas horas pode ser tanto drenante como dispendioso. Numa nota negativa, trabalhar a partir de casa pode ser facilmente interrompido por actividades domésticas e distracções tais como problemas tecnológicos ou de equipamento doméstico. Os membros da família e os animais de estimação podem ser outra razão para se sentirem desfocados e incapazes de terminar tarefas, do mesmo modo que ter um sofá confortável para se deitarem, onde o tempo passado a folhear o telefone deixaria de ser medido. 

Manter uma separação clara entre trabalho e casa ajuda as pessoas a manter as suas vidas organizadas e proporciona incentivos adicionais para deixar o conforto do lar e do trabalho num ambiente de escritório.  

Instalações adequadas para trabalho ininterrupto  

Se estiver a considerar alugar espaço de escritório, deverá estar preparado financeiramente não só para alugar o espaço, mas também para gastar na instalação da infra-estrutura necessária e manutenção subsequente. Os espaços para coworking poupam-lhe o custo e o incómodo de alugar e gerir o espaço de escritório. Além disso, pode trabalhar a partir de um local privilegiado sem quebrar o banco ou escolher um escritório partilhado perto do local onde vive, poupando-lhe tempo e dinheiro no transporte.

Em contraste com os escritórios tradicionais, os espaços de coworking proporcionam um ambiente confortável para trabalhar. Um espaço confortável significa que todas as comodidades tais como internet de alta velocidade, máquinas de café, cacifos e impressoras estão disponíveis gratuitamente ou a um custo muito baixo. Acrescente à atmosfera brilhante e amigável com cadeiras ergonómicas que lhe permitem sentar-se e trabalhar durante horas sem esforço da sua coluna vertebral.

Fotografia de uma mesa de coworking no Algarve

Conhecer novas pessoas 

A ideia de trabalhar sozinho pode ser encorajadora se um ambiente de trabalho num espaço de escritório costumava ser stressante. No entanto, trabalhar sozinho durante um longo período de tempo pode tornar-se solitário, e fazer com que se sinta desencorajado, o que resulta numa falta de produtividade e em problemas de concentração numa tarefa durante um longo período de tempo. 

Trabalhar com outras pessoas pode fazê-lo sentir-se parte de uma comunidade, especialmente se for um viajante que visita novos lugares ocasionalmente. Conhecer novas pessoas num espaço de coworking permite-lhe fazer amigos, conhecer a cultura local, ou ser apresentado a um ambiente internacional que poderá finalmente levar a fazer novos amigos. Quem não usaria um amigo num novo destino? 

É importante, mesmo que a maioria das pessoas goste de criar grupos de amigos para onde quer que vão, a socialização não é obrigatória nem obrigatória. Os membros podem escolher quando e como interagir com os outros. Pode ser durante um intervalo para café ou um almoço num local próximo. Pesquisa feita pela Harvard Business School descobriu que, embora algumas pessoas interagissem muito menos com os seus pares do que outras, ainda se sentiam fortemente ligadas à sua comunidade num espaço de coworking à sua escolha. 

Oportunidade de aconselhamento especializado

Cada espaço de coworking tem a sua própria atmosfera, e cada gestor de espaço coloca um grande esforço na criação de uma experiência única que se adapta às necessidades de cada membro. A maioria dos espaços de coworking planeiam vários eventos e actividades para ajudar os colegas de trabalho a estabelecer bases mais fortes nas suas respectivas indústrias e a alcançar o sucesso. Pode utilizar tais programas e eventos normalmente de graça como membro do espaço de coworking. Além de tais ocasiões, poderá procurar aconselhamento profissional quando se deparar com um muro de trabalho das pessoas brilhantes que se encontram na sua vizinhança imediata.

Se é um empresário 

Os espaços de coworking são ambientes ideais, especialmente para startups, para trabalhar em rede com outros empresários. Precisa de um web designer para o website de uma empresa, de um fotógrafo para a cobertura do seu próximo evento, ou de ajuda com uma campanha de marketing nas redes sociais? A experiência de que necessita pode estar a poucos passos de distância. 

Além disso, oferecer os seus serviços a outros membros poderia trazer novos clientes sem as dores de cabeça da promoção. O networking diário com outros empresários é excelente para a comunicação oral e é uma estratégia muito mais eficiente (e acessível) para construir o conhecimento da sua marca do que a publicidade.

Junte-se ao melhor espaço de coworking do Algarve

Se está a pensar em juntar-se a um espaço de coworking no Algarve, não deixe de considerar CoCreate Coworking em Portimão. Temos balcões comuns disponíveis a partir de apenas 9 euros por dia se comprar um passe de 10 dias e áreas privadas a partir de 150 euros por mês. Verificar disponibilidade online.

Posts relacionados