4 formas de exceder os objectivos de marketing de crescimento

Quer esteja a fazer marketing de crescimento há algum tempo ou seja novo na prática, vai querer ter sucesso. Ninguém quer falhar um objectivo de marketing estabelecido, especialmente quando existem muitos riscos nos negócios e o não cumprimento dos objectivos pode levar à desilusão das partes interessadas, despedimentos futuros, e perdas financeiras. No entanto, o sucesso no marketing de crescimento requer uma vontade de aprender com os seus erros.

Ao contrário do marketing convencional, é necessária alguma inovação. Tal como os cientistas, os especialistas em marketing de crescimento abordam a sua estratégia e as suas tácticas. Uma hipótese é alimentada por dados e observação, que é depois posta à prova para ver o que é verdade e o que não é. No entanto, o marketing de crescimento fornece estratégias experimentadas e verdadeiras para apoiar o sucesso das empresas. Neste artigo vamos explicar quatro estratégias que poderiam ajudar a exceder os objectivos de marketing de crescimento.

1. Utilizar mais do que um canal para publicidade

O ambiente para o marketing é mais dinâmico do que nunca. Algumas empresas ainda utilizam a televisão, rádio e imprensa, mas mudam cada vez mais para os meios de comunicação social e estratégias de marketing de guerrilha para atingir novos clientes. A publicidade nativa é uma das estratégias inovadoras que estão a ser utilizadas para atingir audiências de formas inovadoras. A fim de superar as estimativas de crescimento, os comerciantes devem empregar mais canais de comunicação social do que o fazem tradicionalmente. 

O marketing multi-canal é a prática de tentar alcançar leads e clientes através de numerosos canais de comunicação social. Embora a maioria das empresas o faça até certo ponto, as estratégias de marketing de crescimento colocam uma forte ênfase na procura de uma mistura ideal. Mais especificamente, os comerciantes querem saber quais os canais mais eficazes em cada ponto do ciclo de compra ou do funil de marketing.

Talvez podcasts, eventos online, e artigos de blogues sejam bastante eficazes para atrair a atenção e as pistas de qualificação. Embora, mais leads se transformem em vendas quando são convertidos por anúncios de marketing personalizados e correio electrónico promocional directo. A utilização de oportunidades de marketing inter-canal permite à sua empresa comunicar com os potenciais clientes e clientes de forma a que estes compreendam. A utilização de uma variedade de tipos de meios de comunicação também garante que está a utilizar a melhor ferramenta para o seu público na altura certa.

 

2. Rever os resultados dos testes A/B

Os testes A/B são uma ferramenta que os comerciantes de crescimento bem sucedidos utilizam para identificar quem são os seus clientes alvo. Lembra-se de uma parte sobre as hipóteses de teste? Pode consegui-lo utilizando testes A/B ou split testing. Comece com uma suposição educada sobre o seu público antes de fazer um teste para ver se está correcto. Por exemplo, com base em informações de inquéritos a clientes, chegou a esta conclusão de que os clientes podem responder melhor às promoções que realçam as poupanças de tempo limitado.

Por isso, envia dois e-mails diferentes para testar esta teoria. Ambos mencionam a sua mais recente venda de produtos, mas apenas um tem uma linguagem que incita os leitores a tomarem medidas imediatas. De acordo com os resultados do teste, o e-mail que enfatizava a urgência gerou mais conversões. Neste caso, os resultados apoiam a teoria inicial. Sabe agora como continuar a utilizar esta linguagem com aquele público em particular, a fim de aumentar as vendas.

Os comerciantes em crescimento podem ainda não ter dados fiáveis suficientes ou querer ver se vários segmentos de clientes respondem de forma diferente. Por exemplo, diferentes variações de página de destino podem mostrar que diversos grupos etários interagem mais com determinados elementos de design do que com outros. Depois disso, os marqueteiros de crescimento podem fazer ajustamentos à página para torná-la mais apelativa para o seu público pretendido, utilizando os resultados do teste.

 

3. Preste atenção a todo o processo de compra

As fases iniciais da viagem de um comprador são tipicamente o foco da publicidade tradicional. Tornar as pessoas conscientes da existência de um produto, serviço, ou marca é o objectivo de um anúncio televisivo. Quando os consumidores estão prontos para comprar, espera-se frequentemente que se lembrem do nome de uma empresa ou de um produto em particular. No entanto, o marketing convencional não cobre frequentemente outras fases do funil ou da viagem do comprador.

Existem seis fases diferentes ao longo do funil de marketing. O ápice do funil é a consciência seguida de aquisição, activação, retenção, receitas e encaminhamento nas últimas fases. É possível que muitos indivíduos estejam cientes do seu produto, por muito menos pessoas irão à sua loja ou website para mais detalhes e depois apenas alguns deles procederão ao envio de um formulário, juntar-se-ão à sua lista de correio electrónico, ou farão uma compra.

Quando as pistas se tornam novos clientes, deseja-se que eles fiquem por perto. De preferência, quer que eles adicionem mais serviços ou façam mais compras. Idealmente, esses clientes ficam tão satisfeitos e entusiasmados com a sua marca que a recomendam a outros. Os comerciantes em crescimento que podem alcançar ou ultrapassar os seus objectivos estão conscientes de que a sensibilização é apenas o começo. Ao longo de todo o funil de vendas, há potencial para receitas, e construir relações fortes com os clientes é essencial para gerar vendas.

 

4. Confiar em dados em tempo real

Os marqueteiros de crescimento efectivos estão conscientes de que os dados recentes podem não ser exactos. Os hábitos e o modo de vida dos consumidores podem, ocasionalmente, mudar drasticamente. Uma potencial desaceleração económica e rupturas na cadeia de abastecimento poderiam causar alterações no comportamento do consumidor, o que poderia ter um efeito na sua empresa. Além disso, se a confiança do consumidor for baixa, é menos provável que os seus clientes estejam dispostos a acrescentar novos serviços.

Em contraste, a informação em tempo real de análises e sondagens do website pode mostrar um desejo crescente em substituir bens ou equipamentos desactualizados. Também pode ser, que o feedback mais recente indique a possibilidade, que uma gama mais vasta de clientes esteja a responder à promoção. Quando conseguirem obter um acordo, poderão estar prontos a tomar medidas e a comprometerem-se novamente. Os clientes desejam ter a garantia de que podem obter as poupanças nos produtos que desejam.  

Todos estes dados apresentam uma oportunidade para os comerciantes de crescimento adequarem a experiência do consumidor. Mensagens de marketing destinadas a clientes com equipamento desactualizado poderiam ser criadas com a utilização de inventário actual e informação do cliente. Essas comunicações provavelmente apresentam especiais recentes em modelos mais recentes da mesma marca ou produtor. Para encorajar os clientes, os envios personalizados poderiam também exibir contagens de inventário locais e online.

 

Resumo

Para ter sucesso no marketing de crescimento, é preciso ter coragem e estar aberto à aprendizagem e à adaptação. Estratégias e tácticas de sucesso com um grupo de clientes podem não ser as mesmas eficazes com outro. É rotina realizar muitos esforços e gerir inúmeros testes de uma só vez. Contudo, é possível obter os resultados desejados se se comprometer com o marketing trans-canal, testes A/B, desenvolvimento de relações, e dados em tempo real.

A inspiração tirada de Forbes.com

 

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